Andréa Beltrão se apresenta e recebe homenagem no grande festival de teatro da Baixada Fluminense
16ª edição do EncontrArte acontece entre 28 de setembro e 8 de outubro, em Nova Iguaçu, com toda programação gratuita.
Antígona, com Andréa Beltrão, abre a programação do EncontrArte 2017 dia 28 de setembro, 20h no Sesc Nova Iguaçu. Dirigida por Amir Haddad, a atriz protagoniza monólogo adaptado da tragédia grega de Sófocles.
Aqui uma pequena aspa da atriz Beltrão sobre o evento.
Qual a importância que o Teatro e as artes tem nas regiões periféricas?
O teatro é onde podemos contar histórias, de qualquer tempo, e de todos nós. No teatro nós temos a chance debater os dilemas humanos ao vivo, juntos. Alguns de nós passam pela vida dormindo. As artes podem oferecer experiências que nos despertem.
2- você já conhecia a Baixada Fluminense? Se sim, o que você destaca ?
A maioria das vezes que fui à Baixada foi a trabalho, por alguma gravação, ou filmagem.
3- A Baixada Fluminense toda tem o mesmo número de teatros que o bairro da Gávea , 7 no total ( um tem 45.000 habitantes e nenhum teatro público, seja estadual ou federal . O que vc poderia falar sobre isso ? )
Essa é uma equação injusta e triste. Mas quando penso que nos últimos anos 40 teatros foram fechados, a Baixada resistir com 7 teatros é ainda uma vitória. Esses 7 vão gerar mais 7. Teatro não precisa de uma arquitetura específica, você pode fazer teatro em vários lugares. O importante é fazer.
4- você acha que Festivais de teatro são importantes como políticas de cultura? Porque ?
Muito, muito importantes. Festivais são, acima de tudo, encontros. Encontros entre platéia e realizadores. Encontros entre os realizadores. Várias expressões diferentes, feitas por muita gente diferente, de vários lugares, para outras pessoas também diferentes. E que se juntam para ouvir uma boa história, escutar uma boa provocação. Encontrar e escutar o outro, e admirar o que é diferente.
Figurinistas, cenógrafos, produtores, enfim, são inúmeros os empregos diretos e indiretos gerados por uma produção teatral. Imagine um festival que reúne várias peças e profissionais que trabalham ao longo de todo o ano para levar a melhor programação para o público.
No próximo dia 28 de setembro até o dia 8 de outubro acontecerá a décima sexta edição do EncontrArte – Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense – e com ele a discussão em torno dessa economia criativa que envolve a produção teatral e que cada vez mais se desenvolve no país.
Com o patrocínio da Petrobras por meio das leis de incentivo do Brasil, do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o EncontrArte também conta com a parceria do Sesc e da prefeitura e câmara municipal de Nova Iguaçu. O festival vai homenagear nesta edição a atriz Andréa Beltrão, que abrirá o evento com a peça Antígona, dia 28 de setembro, 20 h no Sesc Nova Iguaçu.
A homenagem local será feita a Cesário Candhí, ator e dramaturgo, e in memoriam o troféu será para o grande ator Paulo Goulart.
– A arte além de tudo é um oficio e como tal deve ser reconhecido e remunerado. Não podemos nos esquecer jamais disso, senão perdemos totalmente a razão da nossa luta por melhores condições de trabalho, diz Fábio Mateus, um dos diretores do EncontrArte.
Em 15 anos de existência, o EncontrArte já apresentou 247 espetáculos, além de 31 oficinas, nove seminários e reuniu mais de 100 coletivos da Baixada Fluminense em apresentação de espetáculos, cortejos e performances artísticas. Cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo evento desde então, que já prestou 18 homenagens a artistas nacionais e 16 a artistas regionais.
Ao longo de 11 dias o município de Nova Iguaçu receberá o principal festival de teatro da Baixada Fluminense respeitado em todo país, que este ano trará 17 espetáculos, sendo 10 adultos e 7 infantis. Todos apresentados gratuitamente, com retirada de senha a partir de uma hora antes de cada espetáculo. O público ainda terá uma manhã inteira de atrações no último dia do evento, domingo (8), haverá uma maratona de amor às crianças e a família. O “Dia de Fazer o Bem” traz uma programação com atrações diversificadas de arte (Teatro, recreação, cidadania, entre outros) na Praça do DPO em Miguel Couto, entre 9 e 13h. Nesse dia haverá a distribuição de brinquedos, arrecadados durante o festival, em comemoração ao dia das crianças. O Teatro Sylvio Monteiro além de programação teatral, servirá de palco no dia 2 de outubro para uma discussão em torno da economia criativa. Coletivos e pessoas ligadas à área cultural, apresentarão pensamentos e propostas para o setor na Baixada Fluminense e regiões periféricas. O evento acontece das 9 às 12h.
– É muito gratificante poder levar arte e educação de graça para uma região que ainda é muito carente e com pouca visibilidade. É uma honra reunirmos uma programação com espetáculos diversos de nosso Brasil. – dizem Claudina Oliveira e Tiago Costa também diretores do festival.
Toda a programação, detalhes e informações através do site:
http://encontrarte.com.br/agenda/
SERVIÇO
EncontrArte – Encontro de Artes da Baixada Fluminense
De 28 de setembro a 8 de outubro de 2017
Local: Sesc Nova Iguaçu
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ,
Entrada Gratuita em todos os espetáculos. – Informações: (21) 3066-0054 e 98552-3055
Programação no site www.encontrarte.com.br
Assessoria de Imprensa
Minas de Ideias Comunicação Integrada