HomeCircuito CinemaCanal Brasil | Faixa ‘É Tudo Verdade’ apresenta documentário ‘HU’ na segunda, dia 30

Canal Brasil | Faixa ‘É Tudo Verdade’ apresenta documentário ‘HU’ na segunda, dia 30

Canal Brasil | Faixa ‘É Tudo Verdade’ apresenta documentário ‘HU’ na segunda, dia 30

ATRAÇÃO DO CANAL BRASIL NESTA SEGUNDA, ÀS 22H, DOCUMENTÁRIO “HU” INVESTIGA CONDIÇÕES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO FUNDÃO

Nesta segunda-feira, dia 30, a faixa “É Tudo Verdade”, às 22h, no Canal Brasil, apresenta o documentário “HU”. Ganhadora do Prêmio Aurora de Melhor Filme pelo júri jovem na Mostra de Cinema de Tiradentes de 2012, a produção investiga a condição do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, conhecido como HU do Fundão.

“HU” (2011) (77’)

Horário: Segunda-feira, dia 30, às 22h

Classificação: Livre

Inédito e exclusivo

Direção: Pedro Urano e Joana Traub Csekö

Sinopse: O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, mais conhecido como HU do Fundão, começou a ser projetado em 1951, durante o governo Getúlio Vargas. Com a promessa de oferecer dois mil leitos dispostos em 220 mil m², a construção da megaestrutura de concreto nunca foi finalizada por completo. Depois de anos de obras paralisadas, uma reavaliação do espaço decidiu pela inauguração parcial do local, no dia 1º de março de 1978. Após um abalo estrutural e interdição do edifício, um parecer técnico decidiu pela implosão da área sul do hospital, realizada no dia 19 de dezembro de 2010.

De um lado, um hospital universitário em pleno funcionamento. Do outro, ruínas e entulhos de uma obra abandonada. Opostos separados por uma porta lacrada. Filmado às vésperas da implosão da ala sul, batizada como “perna seca”, o longa busca mostrar a relação estabelecida entre a sociedade, o edifício e sua representação para a saúde e educação públicas brasileira. Através de entrevistas com médicos, alunos residentes, engenheiros, arquitetos e pacientes da unidade, o documentário apresenta uma metáfora de vida e morte de um projeto modernista deficitário que, sustentado por contradições, se perdeu no tempo.


Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment