HomeCabine de Imprensa & CríticaCinquenta Tons Mais escuros e uma referência a Melanie Griffith.

Cinquenta Tons Mais escuros e uma referência a Melanie Griffith.

Cinquenta Tons Mais escuros e uma referência a Melanie Griffith.

Anastasia steele (Dakota Johnson)

Em Cinquenta Tons Mais escuros nos é apresentado logo de inicio uma Anastasia steele (Dakota Johnson) mais firme, mais mulher…

A bela jovem se vê na exposição de seu amigo fotógrafo, não sabendo que ela é a atração da mesma, pois seus retratos estão lindamente organizados e todos em preto e branco, e logo em seguida, seu amigo artista anuncia terem sido arrematados por um único comprador.

Anastasia que por intuição imagina de quem se trata!

Na mesma cena surge Christian Grey (Jamie Dornan) e cumprimenta Anastasia e num ímpeto pelos “velhos tempos”, Christian se mostra saudoso e sempre querendo protegê-la dos outros, motivo esse que o fez levar para a casa a exposição, pois ela foi a musa ímpar da noite.

Na trama romance lembramos a primeira franquia do filme (Cinquenta Tons de Cinza, 2015), mas está ficou longe dos Cinquenta Tons mais escuros.

No decorrer esbarramos com um Christian tentando e querendo se humanizar, fazendo promessas se ela voltar…

Anastasia reluta, mas aceita o convite para jantar, mas rebate: Só aceitei jantar contigo, porque estou com fome!

E a noite segue entre acertos e acertos, O bom moço confidencia que jamais quis tentar de novo, convencendo a que com ela é diferente…

O cenário agora é outro e nessa trama temos Anastasia, temos Christian, mas também temos mais pessoas e estas chegam e tumultuam o belo romance.

O novo emprego da moça e seu “chefe” Jack Hyde ( Eric Johnson) nada correto e decente, oferecendo oportunidades, dando lhe todos os cartazes, mas Anastasia que a essa altura, já aceitou a corte de Christian, só o vê como seu superior e isso o deixa muito irritado!

Mas os dois querem tentar e ele (Christian) faz de tudo para aceitar as não regras de Anastasia.

Em alguns momentos e de relance Anastasia vê uma mulher, que surge na multidão, aparece em seu apartamento e desperta na moça desconfianças o que vai “roubando” a harmonia do casal.

Seguindo com as cenas e como não poderia faltar, tem um baile e esse é de mascaras, com todo o luxo que é esperado do Sr Grey.

Mas antes, voltamos um pouco e Christian vai ao salão de beleza de Elena Lincoln/ Sra. Robinson, Kim Basinger (responsável por introduzir o bilionário ao mundo do sadomasoquismo) e Anastasia os observa, pois está fica longe e percebemos o quão desagradável é o momento…

Elena Lincoln dá uma olhada para Anastasia com um ar de curiosidade e reprovação, afinal é sua rival.

Christian tenta se desculpar com Anastasia que se declara aborrecida em ter sido levada lá, se sente ofendida e como um objeto que a outra tem que aprovar!

Eis que temos cenas tórridas, cenas do Sr Grey, e uma Anastasia mais saída.

A cena do restaurante em que é pedido a ela para tirar lhe a calcinha “com elegância e discrição”, e a seqüência faz jus ao título, culminando na cena do elevador, este lotado e excelente para as “exigências” do Don Juan.

E voltamos para o Baile de Máscaras…

Surgem lindamente o casal Christian e Anastasia, e todos a admiram…

Com um vestido de seda cor ouro, mas discreto, a moça rouba os olhares, mas não só dos admiradores, mas também de Elena, que em um encontro por acaso no toalete está lhe “dá” conselhos, que Anastasia rebate ofendida e sai!

Christian percebe que algo aconteceu e encara Elena.

E o casal vai acertando e encantando o espectador que a essa altura torce pelo “Gran finale” dos pombinhos.

Anastasia fica feliz com as atitudes de Christian que está mudando, que esta cedendo, que agora dormem “uma noite” inteira juntos, que permite carinhos e que vai revelando o seu passado com a mãe, algo que o incomoda, mas que ele quer dividir com a amada.

E em contrapartida eis que surge a antiga “escrava” Leila Williams (Bella Heathcote)  no apartamento de Anastasia, mas agora ela está armada e disposta a tudo e indaga sobre a relação de Christian com Anastasia.

Para manter o controle a moça diz o quanto ela é importante para Christian e como ele fala nela o tempo todo, mas não a convence!

E num ímpeto a ex serva atira em direção a Anastasia que é salva pelo amado e o seu segurança.

O momento é tenso e repleto de emoções, Anastasia ali, assistindo como Christian tem influencia sobre a ex e como está se curva a ele.

O amado ordena que ela vá para o seu apartamento, mas Anastasia caminha pela cidade, sem rumo, decepcionada com o que viu.

Mas o amor está ganhando todas as cenas e Anastasia volta para Christian, que a essa altura mandou revirar a cidade atrás da bela amada.

E a moça quer saber se é isso que ela é para ele, uma escrava?

E definitivamente Christian rebate que não, que ama loucamente!

E as cenas seguem… Agora no quarto “vermelho” e vemos Anastasia admirando curiosa os brinquedos da coleção do amado.

E faz lhe perguntas para que serve esse? Aquele?

Notamos um ar de brincadeira e malicia na moça e Christian fica encantado definitivamente…

E mais tumultos vemos, o patrão a quer em uma viagem a trabalho, mas Anastasia reluta e diz não querer acompanho – lo e já muito aborrecido, assedia Anastasia que consegue escapar e correr para os braços protetores de Christian.

Na seqüencia das cenas chegamos a um momento único: Christian pede Anastasia para morar com ele e a moça surpresa diz que vai pensar no assunto… E viaja para uma reunião da editora, que agora não tem mais o chefe assediador, pois o amado fez contatos.

E tudo vai muito bem até a viagem de Christian em seu helicóptero, que desaparece…

Anastasia, amigos e a família do jovem bilionário estão inconsoláveis.

É mais um momento de sofrimento para a moça.

Christian retorna são e salvo do que poderia ter sido uma fatalidade e dispara: Quero ficar a sós com a minha namorada… E Anastasia se acalma nos braços do protetor.

Christian está de aniversário e a família organizou um jantar só para os amigos.

Agora Anastasia está na editora na sala do ex patrão, e não sabe como agir… Sua assistente pergunta-lhe se quer algo, um café?

E a moça responde: Não obrigada, mas quando você pegar um café pegue também para mim, somos uma equipe.

Percebemos uma viagem no tempo, um pulo em outro filme: Uma Secretária de Futuro (1988), no qual Melanie Griffith (mãe de Dakota Johnson) interpretou uma secretaria lutando para vencer na profissão, vemos as mesmas falas e a cena quase igual… Nos faz pensar que não foi por acaso a cena, mas uma homenagem a Melanie.

Melanie Griffith (mãe de Dakota Johnson).

Na festa Christian anuncia que ele e Anastasia estão noivos, e todos comemoram, menos Elena que sai do ambiente, bem chateada…

Anastasia se depara com a rival e está lhe desacata e dispara o quão infelizes serão, pois ela jamais será como ela!

E Christian e sua mãe ( Marcia Gay Harden) assistem a cena, e o amado sai em defesa da moça e fala para Elena: Você me ensinou a “trepar”, mas Anastasia me ensinou a amar…E percebemos um ar de surpresa de sua mãe, que avança em direção a Adele com uma tapa na cara e a expulsa de sua casa.

Como em um belo romance, Christian leva Anastasia para um lugar na casa, um jardim, mas não qualquer jardim, este com luzes, cores tênues…

E ajoelha se diante da amada com um belo anel, digno de Christian Grey.

A festa culmina com o jovem casal celebrando a noite entre fogos e uma trilha sonora digna da franquia…

Todos estão felizes, mas a câmera nos revela um outro personagem…

Misterioso e ameaçador.

Anastasia steele e Jamie Dornan

Crítica, nota 9,5

Considerações: Cinquenta Tons Mais Escuros é o filme que vamos querer ver e rever.

Adaptação do segundo livro da trilogia de E. L. James iniciada em Cinquenta Tons de Cinza (2015)

Temos a trilha sonora excelente (I Don’t Wanna Live Forever/Taylor Swift) , a fotografia impecável, as cenas eróticas envolvidas em um romantismo próprio, longe da vulgaridade.

A primeira aparição de Christian Grey (Jamie Dornan) percebemos o personagem envolvido, humano e raramente frio e apático…

Anastasia steele (Dakota Johnson), surge adulta, sedutora e muitas vezes sendo a dominante da relação.

O filme prende do inicio ao fim… Com surpresas e revelações.

Vale conferir.

Distribuidor: Universal Pictures


Sanny SoarSanny Soareses é editora chefe e fundadora do Cidade da Mídia, jornalista, fotógrafa, artista plástica e crítica de cinema.
Em seu curriculum passou pela Revista Canal e o jornal O Campista.
Como fotógrafa é membro do renomado site Olhares e Fine Art Portugal.
Contato


Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment