Festival Curta Cinema apresenta programação 100% presencial e gratuita a partir desta quinta
32ª edição do Curta Cinema, festival internacional de curtas do Rio de Janeiro, retorna ao formato 100% presencial em dezembro
Toda gratuita, a programação conta com uma seleção de 97 filmes, além de atividades paralelas como oficinas, laboratórios de projeto documental e masterclass de direção com Neville d’Almeida.
Um dos mais importantes festivais do país, o Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro está de volta ao formato 100% presencial, após as últimas edições acontecendo de forma híbrida, com sessões sempre gratuitas no Estação Net Botafogo. De 1º a 7 de dezembro, a 32ª edição do evento apresenta uma seleção de 97 filmes, sendo 40 nas Mostras Competitivas, 19 nas Mostras Panorama, 15 nas Mostras Primeiros Quadros e mais 23 filmes nos programas especiais Animac, Regard, Festival Panorama 30 anos e Clássicos em 35mm. Pela primeira vez, o Festival Curta Cinema, que é gratuito, contará com um “ingresso solidário”, para o público que desejar contribuir com o festival. Os vencedores das Mostras Competitivas, divididas entre nacionais e internacionais, ganham um aval para concorrer a uma indicação ao Oscar® 2023.
A abertura do evento, no dia 1º, será às 15h no Estação NET Botafogo com a Mostra Animac, realizada em parceria com o Festival Animac, que acontece na Catalunha, que apresenta uma seleção de filmes de animação de todo mundo. Serão exibidos curtas de animação e, em seguida, haverá um debate com o cineasta Marcelo Marão, com capacidade para receber 150 pessoas.
“A 32ª edição do Festival Curta Cinema já abre com um programa especial de curtas de animação, em parceria com o Instituto Cervantes e o Festival Animac.
Este programa será comentado e seguido de debate com o cineasta Marcelo Marão, onde falará sobre as diversas técnicas de animação. E às 18h teremos a Masterclass de Direção com Neville d’Almeida, na Casa Firjan. Diretor de clássicos do cinema brasileiro, começou no cinema na direção de curtas e ainda hoje transita pelo formato. A abertura deste ano será direta para o público e estudantes de escolas convidadas.” – Ailton Franco, idealizador e curador do Festival Curta Cinema
Entre as 20 produções que fazem parte da Mostra Competitiva Nacional, destaque para “Big Bang”, novo filme de Carlos Segundo, vencedor da categoria Melhor Curta de Autor do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça. O filme narra a história de Chico, um homem com nanismo que trabalha consertando fornos, utilizando como vantagem seu tamanho.
“Escasso”, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, eleito melhor curta-metragem no Festival do Rio e no IndieLisboa, sobre Rose, uma passeadora profissional de pets, que apresenta para uma equipe documental sua nova casa, mesmo que invadida. “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, que conta sobre o dia a dia de um motorista de aplicativo que sonha em ter a sua própria moto, conquistou prêmios nos festivais de Gramado e Locarno, na Suíça.
O carioca “Teatro de Máscaras”, de Eduardo Ades, estrela Vera Holtz homenageando o teatro, com foco na interpretação da atriz.
Na Mostra Competitiva Internacional, o iraniano “Deer”, de Hadi Babaeigar, é um dos destaques. Ganhador do Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim de 2022, o curta é uma fábula sobre a morte de entes queridos com enorme apelo místico e emocional, sendo marcado pela sua exuberância visual. O curta belga “The Fruit Tree”, de Isabelle Tollenaere, que estreou este ano no Festival de Veneza, apresenta uma reflexão sobre a especulação imobiliária na cidade de Los Angeles pela ótica das memórias afetivas e aspirações de uma jovem mulher negra. “Raie Manta”, de Anton Bialas, teve sua estreia na Semana da Crítica de Cannes, é uma ficção distópica sobre o crescente autoritarismo na vida parisiense e a resistência artística de três jovens. Representando o novo cinema negro internacional, “Tsutsué”, de Amartei Armar, marcou presença na última edição do Festival de Cannes, é um drama familiar sobre uma criança que vive em uma ilha de pescadores e se recusa a aceitar a morte por afogamento do irmão mais velho.
Além dos curtas que concorrem nas Mostras Competitivas, produções cariocas e latino-americanas ganham destaque nas Mostras Panoramas, enquanto as Mostras Especiais – Primeiros Quadros Nacional e Primeiros Quadros Hispânicos – apresentam os primeiros filmes de novos cineastas. Confira a programação completa no site do Festival Curta Cinema.
“Este ano temos uma programação mais enxuta, que traz alguns dos filmes mais importantes da temporada para a tela do Estação. Foi um trabalho intenso de seleção dentre os quase 4000 inscritos que compartilhei com Gustavo Duarte, Sérgio Alpendre, Marina Pessanha, Lucas Murari, Evelyn Sacramento, Cristiane Giustino e Beatriz Vieirah, um grupo de olhar muito afiado responsável pela curadoria deste ano. Mantemos nosso perfil de passear por vários gêneros e propostas do curta metragem, dando destaque a filmes que apresentam notáveis inovações na linguagem.” – Paulo Roberto Júnior, responsável pela programação do Festival Curta Cinema.
Nos dias 2 e 5, o público poderá aproveitar a Programação Especial Clássicos de Cinema de Curta-Metragem em 35mm, com debates após as exibições. A seleção é feita em parceria com o Estação NET Botafogo e o cineasta Cavi Borges, que já realizaram sessões de Clássicos em 35mm para longas e médias-metragens.
A programação deste ano conta também com atividades paralelas, como a masterclass de direção com Neville d’Almeida no dia 1º e a Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Curta-Metragem com Beth Formaggini, nos dias 6 e 7, que irá analisar oito projetos em fase inicial previamente selecionados. O Festival também apresenta a 25ª edição do Laboratório de Projetos, com Lobo Mauro, Luciana Bezerra e Marina Meliande, que contemplará uma equipe de jovens cineastas com a possibilidade de produzir seu curta.
O encerramento do Curta Cinema terá uma programação especial com a exibição de filmes participantes do Festival REGARD, do Canadá, apresentando uma seleção de seis produções de Quebec.
A 32ª edição do Festival Curta Cinema conta com apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, da FIRJAN/SESI/SENAI, do Bureau de Québec em São Paulo, do Instituto Cervantes no Rio de Janeiro, da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Camões e com a parceria do Grupo Estação.
SERVIÇO
FESTIVAL CURTA CINEMA:
Data: 1º a 7 de dezembro
Horário: Sessões às 15h, 17h, 19h e 21h
Local: Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo)
LABORATÓRIO DE PROJETOS (COM LOBO MAURO, LUCIANA BEZERRA E MARINA MELIANDE):
Data: 1º, 2, 3 e 5 de dezembro
Horário: 10h30
Local: Centro de Referência em Cinema e Audiovisual (Rua Ipiranga, 75 – Laranjeiras)
MASTERCLASS DE DIREÇÃO (COM NEVILLE D’ALMEIDA):
Data: 1º de dezembro
Horário: 18h
Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Salas A e B – Botafogo)
OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGEM (COM BETH FORMAGGINI):
Data: 6 e 7 de dezembro
Horário: 14h às 17h
Local: Centro de Referência em Cinema e Audiovisual (Rua Ipiranga, 75 – Laranjeiras)
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL
“ALEXANDRINA – UM RELÂMPAGO” de Keila Sankofa – 11 mim, AM, 2022
“AVE MARIA” de Pê Moreira – 14 min, RJ, 2022
“ARAGEM” de Ricardo Alves Jr. – 19 min, MG, 2022
“BIG BANG” de Carlos Segundo – 14 min, SP, 2022
“CONTRAGOLPE” de Victor Uchôa – 16 min, BA, 2022
“DEUS NÃO DEIXA” de Marçal Vianna – 20 min, RJ, 2022
“ESCASSO” de Clara Anastácia & Gabriela Gaia Meirelles – 16 min, SP, 2022
“FANTASMA NEON” de Leonardo Martinelli – 20 min, RJ, 2022
“INFANTARIA” de Laís Santos Araújo – 24 min, AL, 2022
“LUAZUL” de Letícia Batista & Vitória Liz – 20 min, PE, 2022
“LUGAR DE LADSON” de Rogério Borges – 21 min, SP, 2022
“MADRUGADA” de Leonardo da Rosa & Gianluca Cozza – 19 min, RS, 2021
“MANHÃ DE DOMINGO” de Bruno Ribeiro – 25 min, RJ, 2022
“POSSAPODER” de Victor Di Marco & Márcio Picoli – 19 min, SP, 2022
“PROMESSA DE UM AMOR SELVAGEM” de Davi Mello – 23 min, SP, 2022
“QUAL É A GRANDEZA” de Marcus Curvello – 12 min, BA, 2022
“SANGOMA” de Aline Fernandes, Nathalia Freitas, Talita Araujo & Terená Kanouté – 7 min, SP, 2022
“TEATRO DE MÁSCARAS” de Eduardo Ades – 22 min, RJ, 2022
“ÚLTIMO DOMINGO” de Joana Claude & Renan Barbosa Brandão – 17 min, RJ, 2022
“XAR – SUEÑO DE OBSIDIANA” de Fernando Pereira dos Santos & Edgar Rolando Calel Apén – 13 min, SP, 2022
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL
“AFTERMATH, AFTERPATH” de Frédérique Buck & Gintare Parulyte – 8 min, Luxemburgo, 2021
“BUURMAN ABDI” de Douwe Dijkstra – 29 min, Holanda, 2022
“BY FLAVIO” de Pedro Cabeleira – 27 min, Portugal, 2022
“DEER” de Hadi Babaeifar – 14 min, Irã, 2021
“EL AFTER DEL MUNDO” de Florentina Gonzalez – 11 min, França, 2022
“FURTHER AND FURTHER AWAY” de Polen Ly – 24 min, Camboja, 2022
“ICE MERCHANTS” de João Gonzalez – 15 min, Portugal, 2022
“I LOVE PICTURES” de Gabriel Bellone – 20 min, EUA, 2022
“INVISIBLES” de Esteban Garcia Garzon – 19 min, Colombia 2022
“LA MARCHA DE BALOGUN” de Michelle Coelho – 11 min, Cuba/Brasil, 2021
“L’AUTRE RIVE” de Gaëlle Graton – 17 min, Canadá, 2022
“NOCHE. DEL BORDE DEL SOFA A LA CAMA DOBLE.” de Luis Enrique Barbour – 15 min, Colômbia, 2022
“RAIE MANTA” de Anton Bialas – 29 min, França, 2022
“SALVATION HAS NO NAME” de Joseph Wallace – 16 min, Reino Unido, 2022
“SAME OLD” de Lloyd Lee Choi – 15 min, EUA, 2022
“SCALE” de Joseph Pierce – 15 min, França/Bélgica/Reino Unido, 2022
“THE EMPTY SPHERE” de Stéphanie Roland – 20 min, Estados Federados da Micronesia, 2022
“THE FRUIT TREE” de Isabelle Tollenaere – 15 min, Bélgica, 2022
“TRIA” de Giulia Grandinetti – 17 min, Itália, 2022
“TSUTSUÉ” de Amartei Armar – 15 min, França/Ghana, 2022
PANORAMA CARIOCA
“CARTA PARA GLAUBER” de Gregory Baltz – 12 min, RJ, 2022
“CORRERIA” de Liliana Mont Serrat – 18 min, RJ, 2021
“FLORES VERMELHAS” de Érica Sansil – 11 min, RJ, 2022
“ICEBERG” de Will Domingos – 24 min, RJ, 2022
“JORNADA DE 14 HORAS” de Clara Henriques & Luiza França – 17 min, RJ, 2022
“KORRUPTA” de Marcos Bonisson – 3 min, RJ, 2022
“O PLANTONISTA DO DIA” de Allan Ribeiro – 17 min, RJ, 2022
“QUEM DE DIREITO” de Ana Galizia – 21 min, RJ, 2022
“VEM DE VOLTA” de Cavi Borges – 11 min, RJ, 2022
PANORAMA LATINO AMERICANO
“AGUSTINA” de Luciana Herrera Caso – 17 min, México, 2022
“COLLIGARE HERBARIUM ET INSECTA” de Augustina Arrarás & Nicolás Onischuk – 16 min, Argentina, 2021
“DIA DE VISITA” de Diego Rodriguez – 15 min, Cuba, 2021
“EL ALIENTO” de Hernan Biassoti, Franco Cerana & Alejandro Magneres – 17 min, Argentina, 2021
“EL MAÑANA ES UN PALACIO DE AGUA” de Juanita Onzaga – 15 min, Colombia, 2022
“L’OMBRE DES CORBEAUX” de Elvira Barbosa – 29 min, França, 2021
“PAPEL” de Gisela Carbajal Rodríguez & Felix Klee – 8 min, México, 2021
“TAL VEZ EL INFIERNO SEA BLANCO” de Diego Andres Murillo De Tommasi – 20 min, Venezuela, 2021
“TIGRE TIGRE” de Mauricio Sáenz-Cánovas – 17 min, México, 2022
“WILLKAWIWA (EL SAGARADO FUEGO DE LOS MUERTOS)” de Pável Quevedo Ullauri – 15 min, Equador, 2022
MOSTRA PRIMEIROS QUADROS
“ALUÍSIO – O SILÊNCIO E O MAR” de Luiz Carlos Vasconcelos – 18 min, PB, 2022
“AS VELAS DO MONTE CASTELO” de Lanna Fernandes de Carvalho – 15 min, CE, 2022
“CADÊ HELENY?” de Esther Vital – 29 min, MG, 2022
“CINEMA ESPERANÇA” de Ana Carolina Francisco – 19 min, RJ, 2021
“ESSAS LÁPIDES ONDE HABITAMOS” de Ana Machado & Vitor Artese – 20 min, SP, 2022
“MISSÃO SUDOESTE DE ANGOLA – AFINAL QUEM NOS DEFINE?” de Carla Osorio – 23
min, ES, 2022
“NADA ALÉM DE FLORES” de Eddy Mathias – 24 min, RJ, 2022
“SALGAR” de Pedro Vinícius – 14 min, RJ, 2022
MOSTRA PRIMEIROS QUADROS HISPÂNICOS
“ALL MY SCARS VANISH IN THE WIND” de Angélica Restrepo Guzmán & Carlos Velandia – 14 min, Colombia, 2022
“ASÍ MISMO” de Shraon Kleinberg – 16 min, México, 2022
“EL DELFÍN” de Manuela Roca – 14 min, Uruguai, 2022
“ETXETXIPIA (CASA PEQUEÑA)” de Marina Velázquez – 15 min, Espanha, 2022
“GOLEM” de Andres Jimenez Quintero – 14 min, Colombia, 2022
“MONTAÑA AZUL” de Sofía Salinas Barrera – 14 min, Colombia, 2022
SOBRE O FESTIVAL CURTA CINEMA
O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas.
O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.