FESTIVAL LIVMUNDI de sustentabilidade
realiza edição digital de 3 a 9 de outubro
O LivMundi – uma das principais plataformas de vida sustentável do país – vai realizar em outubro seu festival, que inspira o público na reflexão sobre a causa socioambiental e convoca a sociedade para ações transformadoras. O evento, que acontece desde 2016 na Cidade do Rio, será 100% virtual e poderá ser acessado de qualquer lugar do Brasil, com 50 atividades gratuitas para adultos, jovens e crianças. A temática desse ano será Futuros Impensados e sugere uma reflexão sobre nossas lembranças e sensações nesse tempo porvir. As inscrições já estão abertas no site www.livmundi.com
De 3 a 9 de outubro, o LivMundi 2020 apresentará práticas de saúde, autoconhecimento e bem-estar, oficinas, encontros e diálogos que promovem a cultura da sustentabilidade. A programação reúne convidados como Ailton Krenak, Bayo Akomalafe, Benki Piyãko, Carlos Nobre, Daniel Wahl, Lygia Pereira, Marcos Palmeira, Monica De Bolle e Susan Andrews, entre outros, e também inclui atrações culturais, como performances e shows, com curadoria do Observatório de Favelas. As atividades – que pela primeira vez estarão disponíveis para todos os brasileiros – serão gravadas ou transmitidas de locais icônicos do Estado do Rio de Janeiro, como Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras, Arena Dicró, Parque Lage e Lagoa de Araruama, maior laguna de água salinizada do mundo.
“O objetivo do LivMundi é trazer mais pessoas para conversas e ações sobre sustentabilidade, estimulando a troca, novos hábitos e novas conexões para uma vida mais simples, consciente e saudável”, diz Luciane Coutinho, idealizadora do movimento.
Para conectar o público com o tema e sensibilizar a comunidade sobre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sustentabilidade, o LivMundi 2020 vai mostrar como cada atitude afeta não só as nossas vidas como o futuro das próximas gerações. A ideia é estimular a adoção de hábitos mais conscientes e a conexão com o planeta.
“Temos o dever, como seres criativos e inteligentes que somos, de encarar com coragem uma nova forma de viver e consumir. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas, a mais importante da nossa existência. Devemos até lá remover da atmosfera 26 giga-toneladas de gases de efeito estufa e restaurar ecossistemas degradados a um padrão que permita nosso planeta retomar a sua condição de regeneração plena”, afirma Luciane Coutinho.
Intitulado Somos Todos, Somos Um e embalado pela canção Eu Todo Mundo, de Arnaldo Antunes, o vídeo do LivMundi 2020 (http://bit.ly/livmundi2020) faz um chamado urgente para a causa socioambiental e mostra alguns dos parceiros do LivMundi e convidados desta edição, entre eles Ailton Krenak, Marcos Palmeira, Ana Santos, Gabriela Kapim e a Orquestra Maré do Amanhã.
Outra novidade deste ano é o LivMundi Brota, criado para dar continuidade ao movimento. O projeto – que acontece em paralelo ao festival e se estende até junho de 2021 – tem como objetivo engajar o público mais jovem, de 14 a 30 anos. Todos serão convidados a escrever uma carta para si mesmos no futuro e a contar, em palavras e imagens, como desejam se lembrar desse período. Uma “cápsula do tempo” que conecta presente e futuro, criando memórias individuais e coletivas do que vivemos agora e da direção para onde queremos caminhar quando tudo isso passar. A partir dessas histórias, o LivMundi criará um acervo para compartilhar de forma digital e presencial quando acabar o isolamento social.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL LIVMUNDI 2020
3 A 9 DE OUTUBRO
PAINÉIS DE DIÁLOGOS
Serão realizados 14 encontros com convidados brasileiros e internacionais, com o objetivo de inspirar a reflexão, o pensamento criativo e a busca por soluções para os desafios atuais e do futuro.
CONVERSAS
Conversas sobre temas diversos (7 no total), como ciência e astrologia, saneamento e regeneração do planeta a partir da alimentação.
TERRITORIOS RJ
Histórias e conteúdos exclusivos relacionado a três territórios de ação do LivMundi: a Lagoa de Araruama, o Parque Nacional da Tijuca e a Serra da Misericórdia.
OFICINAS
Serão oferecidas 7 oficinas virtuais de compostagem, separação de resíduos, entre outros temas, para crianças, jovens e adultos.
ATIVIDADES DE AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR
A cultura da sustentabilidade também abrange autoconhecimento e qualidade de vida. O LivMundi promoverá 7 atividades de bem-estar com o objetivo de cuidar do indivíduo para que ele esteja pronto para se permitir refletir e promover a transformação.
FEIRA
A tradicional feira do LivMundi será levada para o ambiente digital. No site do LivMundi o público poderá visitar a feira que engloba produtos alimentícios, moda&design e livros, com a curadoria da Junta Local, Vale das Palmeiras, Coletivo Z, Diferente e LivMundi.
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E SHOW
Com curadoria do Observatório de Favelas, haverá 7 apresentações de artistas das periferias. Além disso, o LivMundi vai apresentar um grande show, que será anunciado em breve.
LIVMUNDI SABER – MARÇO A JUNHO/21
Os encontros de sensibilização do LivMundi serão realizados com crianças de seis escolas públicas da Região dos Lagos, para que compreendam o sistema geográfico, biológico, socioeconômico e cultural no qual estão inseridos e relacioná-los com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU. Ao final do projeto será realizado um evento simbólico para reunir, em junho 2021, as escolas participantes dos encontros de sensibilização.
ATIVIDADES:
PAINÉIS DE DIÁLOGOS
1. INCERTEZA COMO ATIVO DO PORVIR (Sábado, 03 de outubro | 10h – 11h30)
Tudo é impermanente. A transformação é manifestação de vida. Aqui, um convite para deixarmos a ilusão do controle, baseado no que conhecemos até hoje, e nos jogarmos no desconhecido, um campo de infinitas possibilidades. Não se pode controlar o por vir, se pode cuidar, a cada momento, para que emerja em fluxo contínuo e potente, impermanente e imprevisível. Contar com a incerteza pode ser um ativo? Como saber viver no fluxo dinâmico dos acontecimentos? Como desenhar processos regenerativos a partir do futuro emergente?
Convidados confirmados: Fábio Scarano e Daniel Wahl, com mediação de Anna Tornaghi
2. REALIDADES INVISÍVEIS (Domingo, 04 de outubro | 10h – 11h30)
Desde o “Penso, logo existo! “, a sociedade elegeu a razão como senhora dos tempos na idade moderna. No entanto, uma enorme fatia da nossa realidade é não-visível e nos desafia a cultivar outros olhares. A todo momento nossas realidades são construídas de forma multi e interdimensional acessando outras camadas e potências. Que pulsos nos conduzem para além da razão? Que espaços ousamos explorar? Como habitar cotidianamente estes vazios tão cheios de vida?
Convidados confirmados: Carlos Veiga e Susan Andrews com mediação de Paula Gribel
3. TEMPO, TEMPO, TEMPO (Domingo, 04 de outubro | 19h – 20h30)
Construímos uma narrativa de tempo apartada do tempo da Terra. Trocamos a referência do sol e das estações por um conceito de tempo medido mecânica e repetidamente em minutos, horas, dias, absolutamente regulares. Escolhemos nos (des)orientar pelas horas e, costumamos nos deixar apressar por estímulos “urgentes”. Será́ que aceleramos e encurtamos o tempo, nos perdendo do pulso da Terra? Como é sua relação com o tempo? Como seu tempo interno se conecta com o ritmo do planeta?
Convidados confirmados: Paulinho Moska, Cristine Takuá e Luiz Alberto Oliveira
4. VIDA EM REDE (Segunda, 05 de outubro | 10h – 11h30)
A vida se organiza em rede. Nossos movimentos afetam o outro e o planeta. Estamos mais conscientes sobre o valor das conexões e dos vínculos de confiança que permitem a colaboração, a “cola” das relações neste futuro que se conecta, sente e confia no outro e na rede. Vidas em rede nos mostram as diferenças como complementaridade. Quais os desafios para criar negócios em rede? Como construir relações onde todos ganham? Como construir e viver em redes de colaboração? O que ouvimos de nós mesmos, dos outros e do planeta com o isolamento em rede da quarentena?
Convidados confirmados: Lygia Pereira e Ana Paula Lisboa, com mediação de Isabela Souza
5. IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS RELAÇÕES (Segunda, 05 de outubro | 19h – 20h30)
Mesmo nesse tempo em que acessamos uma abundância de redes de informações, recursos e pessoas, ficamos vulneráveis e inseguros em nossas convivências – reais e virtuais. Surge então a “reputação” como moeda que media as conexões entre nossos “avatares”, nublando as fronteiras das relações, baseadas em confiança. Socialmente distantes, muito do nosso convívio se digitaliza, e queremos confiar para conviver. Mas, como afinar os radares para os estragos avassaladores e sistêmicos das fake news? Como lidar com suas estratégias cada vez mais sofisticadas? De que forma a evolução da inteligência artificial pode, de fato, estar a serviço do bem viver? Este diálogo traz dualidades, alertas e encantamentos das evoluções e aplicações de tecnologias em nossas vidas.
Convidados confirmados: Laura Chiavone e Nina da Hora, com mediação de Debora Albu
6. UM AGIR SOCIOAMBIENTAL PARA ORGANIZAÇÕES (Terça, 06 de outubro | 10h – 11h30)
As organizações precisam de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, pilares para a prosperidade dos negócios e para o futuro do planeta. Incorporá-las às suas dinâmicas internas, no entanto, é um grande desafio a ser conquistado a partir de múltiplas visões de mundo para dar conta da complexidade do contexto. É possível desenvolver soluções, cultivar a transparência e cuidar de mais do que a imagem corporativa? Como não usar novos discursos para sustentar velhas práticas? Como adotar critérios e modelos mais regenerativos nas organizações? Qual é o papel da liderança nessa mudança de olhar?
Convidados confirmados: Carlos Nobre e Tarcila Ursini, com mediação de Pedro Telles
7. A CRIATIVIDADE TRANSFORMANDO O MUNDO (Terça, 06 de outubro | 19h – 20h30)
A arte e suas múltiplas linguagens são parte da história de todas as comunidades humanas, e foi a partir delas que muitos movimentos e culturas nasceram. Em meio a tanto caos e tantos estímulos, como sensibilizar a humanidade para os problemas do mundo? Será que é a partir da arte que a tão desejada consciência socioambiental emergirá? Como florescer uma cultura a partir de um movimento? Como engajar um ecossistema criativo de alta performance em torno de causas globais?
Convidados confirmados: Batman Zavareze, Gabienna e Rodrigo Moran, com mediação de Luciane Coutinho
8. O QUE É VALOR PARA QUEM? (Quarta, 07 de outubro | 10h – 11h30)
Este momento provoca olhar por outros ângulos cada detalhe do nosso cotidiano trazendo novos significados para valor. Vemos acontecer dinâmicas mais colaborativas entre pessoas e negócios, conectando quem precisa com quem oferece. Fazemos uso de “novas moedas”, como tempo, habilidades e talentos para dar conta de demandas reais, com base no que de fato faz sentido. O que temos que pode ser valor para o outro? Como a Economia pode abraçar mais cuidado, inclusão, valores sociais e ambientais, além dos econômicos?
Convidados confirmados: Barbara Terra e Monica de Bolle, com mediação de Ana Lavaquial
9. APRENDER A APRENDER (Quarta, 07 de outubro | 19h – 20h30)
Você já se perguntou como se constrói a Educação? Compartilhamos conhecimento, tocamos e somos tocados pela forma do outro enxergar e se colocar no mundo em cada interação o cotidiana. Quando é tempo de aprender? Em que espaços nos dispomos a acessar a sabedoria ao nosso redor? Quais saberes estão na vivência do território, do corpo, da cidade, do tempo, da relação com o mundo? Como criar condições para aprendermos juntos, de forma orgânica, afetuosa e contínua?
Convidados confirmados: Edgar Gouveia e Dominic Barter, com mediação de Lorena Germano
10. INTERCONEXÕES (Quinta, 08 de outubro | 10h – 11h30)
Nunca havíamos sentido com tanta clareza o quanto somos interligados e conectados uns aos outros e à Terra. Evidenciar e reconhecer essas relações nos provoca um sentimento de conexão, vínculo, presença. E passamos a perceber tempo deslocando a atenção dos pontos de conexão para os fluxos que estabelecemos entre eles. Mas o quanto estamos abertos para nos conectar com o que não conhecemos? Para acolher o desconhecido com uma “disponibilidade amorosa” e nos colocar em relação recíproca? Esta mesa não é sobre respostas, mas sobre que perguntas queremos nos fazer.
Convidados confirmados: Bayo Akomolafe e Benki Piyãko, com mediação de Anna Tornaghi
11. HISTÓRIAS, ESTÓRIAS E OUTRAS NARRATIVAS (Quinta, 08 de outubro | 19h – 20h30)
Nossas sociedades, em geral, se organizam a partir de narrativas e linguagens hegemônicas que definem de onde viemos e, a partir daí, para onde vamos. Na borda do que é hegemônico, há toda a diversidade de versões, histórias (e porque não Histórias?) e outras narrativas que poderiam nos (re)definir e apontar para outras compreensões sobre nosso passado e, logo, orientar novos futuros. Quantas vozes e sotaques tecem uma história? O que o ato de (re)conhecer outras narrativas sobre a História pode nos ensinar sobre o hoje? Como a língua pode ser o trampolim para acessarmos outros ângulos? Qual História queremos contar daqui a 50 anos?
Convidados confirmados: Deyanira Clériga e Pamela Carvalho, com mediação de Fábio Scarano
12. COLABORAÇÃO, CONFIANÇA E CULTURA DE APOIO NAS ORGANIZAÇÕES (Sexta, 09 de outubro | 10h – 11h30)
Em tempos que testemunham transições inevitáveis, é preciso que as organizações percebam o território onde estão inseridas e investiguem novas formas de diálogo. Da centralização para a rede, da competição para colaboração, jeitos de integrar ecossistemas como novos ambientes de negócio, conectados e diversificados. Como trazer à vida um real ecossistema de negócios, baseado em confiança e valor para seus atores? Como impulsionar resultados individuais e sistêmicos, em sintonia com impactos socioambientais positivos? O que é prosperidade nesses ambientes?
Convidados confirmados: Luis Veiga Martins e Martha Oliveira, com mediação de Ana Lavaquial
13. PALESTRA DE ENCERRAMENTO (Sexta, 09 de outubro | 19h)
Ailton Krenak, com mediação de Luciane Coutinho
(2) TERRITÓRIOS RJ
1. LAGOA DE ARARUAMA VISTA DE CIMA (Sábado, 03 de outubro | 16h – 17h)
As formações naturais da Lagoa de Araruama e seu entorno são raras e únicas. Seus atributos geográficos incluem as dunas, os espelhos d’água salinos e hipersalinos, brejos, vegetação de restinga e uma ocupação que expressa desde conhecimentos tradicionais a grandes processos de urbanização. Toda essa riqueza será apresentada em uma grande tour virtual e visual sobre seu território com apresentação da geóloga Kátia Mansur e do geógrafo Marcelo Motta
. Salinas e Lagoa vermelha
. Dunas de Massambaba – Brejo do Espinho
. Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo
. Duna Dama Branca – Cabo Frio
. Forte de São Mateus – Cabo Frio
. Canal de Itajuru – Cabo Frio
. Restinga da Uff (quase em Iguaba Grande)
. Área urbana em Araruama
2. BIODIVERSIDADE LAGOS (Domingo, 04 de outubro | 16h – 17h)
A fauna e flora na Região dos Lagos são únicas e exuberantes. Situada sob um enclave climático semiárido em pleno estado do Rio de Janeiro a biodiversidade no entorno da Lagoa de Araruama responde à intesa insolação, salinidade, ventos fortes e pouca chuva. Aves migratórias, vegetação de restinga e peixes foram foco de interesse de pesquisadores como Charles Darwin e das populações locais que aprenderam a usar seus recursos para sobreviver.
Convidados confirmados: Cyl Farney, Fatima Brito e Igor Camacho
Mediação: Marcelo Motta
3. PERSONAGENS RIO (Terça-feira, 05 de outubro | 16h – 17h)
Conversa com figuras representativas de diferentes culturas, etnias e saberes da cidade do Rio de Janeiro para conhecermos um pouco mais das histórias e suas curiosidades.
Convidados confirmados: Japa e Fábio Chapéu de Couro, Bira, Márcia Regina, José Carlos Alves, Petra de Almeida e Anderson da Silva.
4. CONEXÃO COM ÁREAS NATURAIS DO ESTADO DO RIO (Segunda-feira, 06 de outubro | 16h – 17h)
Convidados confirmados: Viviane Lasmar, Marcelle Felippe e Yan Bonder
5. PERSONAGENS LAGOS (Quarta-feira, 07 de outubro | 16h – 17h)
Conversa com figuras representativas de diferentes culturas, etnias e saberes da Região dos Lagos para conhecermos um pouco mais das histórias e suas curiosidades.
Convidados confirmados: Tostão, Clarêncio, Mestre Chonca, Maria Fulô, Andreia Neves, Fábio Batista
6. SOLIDARIEDADE PRESENTE: (RE)AÇÕES EM TEMPOS DE COVID (Quinta-feira, 08 de outubro | 16h – 17h)
A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo o aprofundamento de nossas desigualdades estruturantes. Favelas, periferias, bairros mais pobres de nossas cidades, além de aldeias indígenas, quilombos e comunidades rurais, buscam soluções inventadas para enfrentar a pandemia através de articulações e mobilizações comunitárias e solidárias de comunicação, proteção e atendimento. Quem são os protagonistas destas iniciativas? Quais caminhos foram escolhidos e têm sido trilhados? Quais as lições que ficam de um momento como este?
Convidados confirmados: Buba , Christiane Texeira e Takumã
Mediação: Lino Teixeira
7. BIODIVERSIDADE RIO (Sexta-feira, 09 de outubro | 16h – 17h)
A atuação dos grupos gestores de dois espaços de maior visibilidade da cidade, consagrados como cartões postais cariocas: o Corcovado e o Pão de Açúcar servem de exemplo de convívio com áreas de conservação. Além da beleza natural e de todos os atributos culturais relacionados a esses ícones da cidade, chamam atenção as ações ambientais desenvolvidas para a conservação, manutenção e valorização dos patrimônios da geodiversidade e biodiversidade neles contidas.
Para ambas as áreas, tanto no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, como no Corcovado, integrado ao Parque Nacional da Tijuca, diversas são as ações de conservação e melhoria da qualidade ambiental para a visitação e relação com moradores e visitantes. Nesse sentido, desenham-se os territórios de atuação que vão além dos limites das unidades de conservação, avançando sobre as relações sociais nele e no seu entorno. Tais ações manifestam-se em projetos de reflorestamento, melhoria de acessos da população, divulgação científica de conteúdos geográficos e ações com as comunidades do entorno em busca de uma sustentabilidade legitimada pelas relações de reais usos e formas de convívio.
Convidados confirmados: Fernando Sousa, Marcelo Skaf
Mediação: Marcelo Motta
3) OFICINAS
1. PANS: MATOS DE COMER (Sábado, 03 de outubro | 14h30 – 15h30)
Nesta oficina interativa vamos conhecer melhor os matos de comer, também chamados de PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) e como inseri-los na nossa alimentação diária.
Oficineiro: Ecochef Ana Ribeiro
2. COMO SEPARAR MEU “LIXO: ? (Domingo, 04 de outubro | 14h30 – 15h30)
Percebemos que a sociedade tem muitas dúvidas de como separar os resíduos dentro de casa, o que de fato deve ir para o lixo reciclável e como é realizado o processo. Nesta oficina será indicado a melhor maneira de separação de resíduos, as suas possibilidades e como devemos descartar os materiais corretamente.
Oficineiro: Renata Carijó – CARPE
3. LIMPEZA CONSCIENTE (Segunda, 05 de outubro | 14h30 – 15h30)
Ensinaremos ao público a fazer os seus próprios produtos de limpeza com ingredientes naturais de forma artesanal.
Oficineiro: Clarice Seixas – Beccon
4.COMPOSTAGEM (Terça, 06 de outubro | 14h30 – 15h30)
A oficina se propõe a trabalhar a questão do lixo a partir da compostagem dos resíduos orgânicos e conversar sobre como é possível fazer esse processo em casa. A compostagem é uma boa solução para cuidar do lixo orgânico de forma fácil, limpa e segura, gerando ainda o composto orgânico – excelente para adubar plantas.
Oficineiro: Lucas Chiabi – Ciclo Orgânico
5. MAQUETES DO MUNDO QUE QUEREMOS HABITAR
A proposta da oficina é representarmos, em uma maquete, “tudo” o que precisamos para viver bem, em harmonia com a natureza do nosso planeta, utilizando sucatas e materiais reaproveitados.
Princípios e conceitos da Permacultura, bio-arquitetura e design de sustentabilidade são abordados de forma criativa e divertida, na elaboração de uma maquete de um assentamento sustentável.
A oficina foi criada para incentivar a construção de nossos sonhos, cocriarmos conceitos, repensarmos valores e enxergarmos nosso lixo enquanto material construtivo de um futuro que queremos habitar.
Oficineiro: Pedro Lima – Tree3 (Escola Parque)
6. COSMÉTICA CRIATIVA (Quinta, 08 de outubro | 14h30 – 15h30)
Trataremos a cosmética de uma forma mais criativa, e sustentável, conversando um pouco sobre autocuidado, consumo, autoestima e assuntos que tangenciam essa temática e também apresentaremos maneiras de produzir cosméticos naturais em casa e quais são os benefícios.
Oficineiro: Carol Cronemberger
7. GERMINAÇÃO DE SEMENTES (Sexta, 09 de outubro | 14h30 – 15h30)
Nesta oficina, vamos aprender sobre germinação de sementes e produção de microverdes, vegetais ultrajovens, super atrativos e coloridos, ricos em sabor e nutrientes, que estão em evidência na gastronomia e mercados no Brasil e no mundo. Além desses benefícios, os microgreens, como também são conhecidos, apresentam vantagens por terem um ciclo de cultivo muito curto. Durante a oficina serão abordadas as diferentes técnicas utilizadas para a germinação de sementes e de produção de microverdes. Será abordada também a técnica de rebrotamento de hortaliças, legumes e sementes!
Oficineiro: Elisanegal Oliveira
(4)ATIVIDADES VOLTADAS PARA O AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR
1. TAI CHI KUNG INTUITIVO (Sábado, 03 de outubro | 9h – 10h)
Vivência prática de meditação através do movimento integrando linguagens milenares.
Confirmado: Luís Igreja
2. KIRTAN E SONS QUE CURAM (Sound Healing) (Domingo, 04 de outubro | 9h – 10h)
Os sons, chamados também de Nads, possuem frequências elevadas de cura e são usados para penetrar nos nossos canais energéticos e promover o equilíbrio físico e emocional. A ideia é vivenciar a experiência desses sons curativos e músicas através do Kirtan (apresentação musical de grande elevação frequencial).
Confirmado: Mário Moura
3. MAHA SADHANA (Segunda, 05 de outubro | 9h – 10h)
Maha Sadhana é uma prática com ensinamentos, mantra, meditação, respiração e posturas. Para essa prática, Lu Brites traz o tema Equilíbrio, a Semente do Amor.
Confirmado: Lu Brites
4. VINYASA YOGA (Terça, 06 de outubro | 9h – 10h)
Um convite para observar seu estado de presença partindo da respiração em sua forma mais natural. Essa aula traz a consciência que yoga é para todos os corpos e que não temos um destino certo a chegar e sim um caminho a apreciar na jornada.
Confirmado: Tayla Candido
5. CIÊNCIA E MEDICINA VIBRACIONAL (Quarta, 07 de outubro | 9h – 10h)
Confirmado: Luiz Augusto de Queiroz
6. AUTOECOLOGIA PELO OLHAR DO ENEAGRAMA (Quinta, 08 de outubro | 9h – 10h)
Nessa palestra vivencial, você vai conhecer melhor o eneagrama, uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Cada uma de suas pontas representa um tipo psicológico básico correspondente a formatos de personalidade. O eneagrama serve principalmente como forma de mapear a personalidade do ser humano, trazendo consciência para os padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos e oferecendo alternativas para que a pessoa se desenvolva por meio do autoconhecimento.
Confirmado: Camile Milagres
7. YOGA COM HISTÓRIAS (Sexta, 09 de outubro | 9h – 10h)
As crianças vão adorar essa sessão de yoga que João Soares e Rosa Muniz, apresentadores do programa Yoga com Histórias® da TV Cultura, trazem ao LivMundi!
Confirmado: João Soares e Rosa Muniz
(5) CONVERSAS
1. O ALIMENTO QUE REGENERA A TERRA (Sábado, 03 de outubro | 17h30 – 18h30)
Vamos conversar sobre que paisagens desenhamos a cada vez que escolhemos o que nos alimenta. Explorar formas de regenerar e nutrir ecossistemas florestais complexos produzindo alimento de ótima qualidade. Saborear histórias das comidas, das plantas, do ambiente natural do território que chamamos Brasil. De onde vem seu alimento? O que te nutre, nutre a Terra? Como podemos regenerar nossos corpos e o planeta a partir do que escolhemos comer?
Convidados confirmados: Marcos Palmeira, Namastê, Nanda Barreto
Mediação: Anna Tornaghi
2. ASTROLOGIA É CIÊNCIA NA NOVA ERA (Domingo, 04 de outubro | 17h30 – 18h30)
Uma conversa sobre as previsões para a Era de Aquário, que se anuncia com todas as suas transformações estruturais.
Convidados confirmados: Edu Conte e Paula Gribel
3. SANEAMENTO E SALUTOGENESIS (Segunda, 05 de outubro | 17h30 – 18h30)
Uma conversa sobre saneamento partindo do olhar para harmonia e não para o desequilíbrio. Queremos investigar os fluxos e interações das águas, das populações humanas, e tantas outras vidas que formam nossos ecossistemas. Este é um convite para clareza sobre nossos processos cotidianos, e como eles podem se integrar aos sistemas naturais. Como pensar em saneamento a partir do Bem Viver? Como trazer a perspectiva do processo natural como um todo, do qual somos apenas uma parte?
Convidados confirmados: Lilian Hengleng e Guilherme Castagna
Mediação: Pierre André
4. CÁPSULA DO TEMPO (Terça, 06 de outubro | 17h30 – 18h30)
A Cápsula do Tempo é um espaço pra guardarmos os momentos que vivemos agora e não queremos esquecer. É o primeiro projeto do LivMundi Brota, iniciativa de protagonismo jovem dentro do LivMundi. A Cápsula vem pra conectar o presente de hoje e o presente de amanhã, pra gente não se esquecer dos significados desse momento na história mundial e na história de cada um de nós. É um convite para você se escrever uma carta, postar suas memórias (em fotos, desenhos, vídeos) e convidar mais gente a construir um registro coletivo disso tudo que estamos vivendo. Nessa conversa, vamos conhecer um pouco mais sobre as motivações, histórias e processo criativo por trás do projeto.
Convidados confirmados: Clara Botto, Larissa Franco e Lorena Germano
5. CRIANÇA E NATUREZA: NO ISOLAMENTO E NO FUTURO (Quarta, 07 de outubro | 17h30 – 18h30)
O que é essencial para as nossas crianças? A pandemia nos fez acordar para a falta que temos do contato com a natureza e a potência de estar ao ar livre. Ela também escancarou o fato de que muitas meninas e meninos não têm acesso equitativo à natureza. Estamos vivendo uma enorme tragédia, mas que também pode ser uma oportunidade de transformação e mudança. Que possamos sair dela mais fortes para construir um planeta saudável, de mãos dadas com as crianças, que não se percebem separadas da natureza e anseiam por ela dentro e fora da quarentena.
Convidados confirmados: Daniel Becker
Mediação: Laís Fleury
6. CONSTELAÇÃO FAMILIAR E VISÃO SISTÊMICA (Quinta, 08 de outubro | 17h30 – 18h30)
Uma palestra vivencial sobre a importância da constelação e da visão sistêmica no entendimento sobre quem somos de verdade, pois só conhecendo nossa história podemos transformá-la. Neste encontro, Fernanda Martinez mostrará a potente ferramenta de cura que são as constelações familiares, abordando as peculiaridades do campo morfogenético e trazendo as influências e interferências da visão sistêmica em nossas vidas. Somos todos parte integrante de um todo maior e desequilíbrios nesses sistemas, sobretudo o familiar, podem nos impedir ou nos impelir a caminhos difíceis. Fernanda trará exemplos de possíveis caminhos de transformação e cura
Convidada confirmada: Fernanda Martínez
7. UM CURSO EM MILAGRES (Sexta, 09 de outubro | 17h30 – 18h30)
Nesta palestra, Paulinha Oliveira fala sobre o grande caminho proposto pelo livro Um Curso em Milagres, para alcançar e manter um estado interno de confiança, alegria e paz, com ensinamentos da plenitude da vida por meio da frequência do amor.
Convidada confirmada: Paulinha Oliveira
(6) FEIRA
A feira nesse ano se tornou um marketplace dentro do site do LivMundi com exposição de diversos produtos, dentre alimentação, moda &design e livros, com a proposta de ser uma vitrine de boas compras. A curadoria será feita da seguinte forma:
Alimentícios: Junta Local e Vale das Palmeiras Orgânicos
Moda&Design: Coletivo Diferente
Livros: LivMundi
(7) APRESENTAÇÃO MUSICAL
Mahmundi (Sábado, 03 de outubro)
(8) PERFORMANCES ARTÍSTICAS
PASSINHO CARIOCA (03 de outubro, sábado | às 18h45)
CINTIA MARIA RICARDO (04 de outubro, domingo | às 18h45)
SAMBA NONSENSE (05 de outubro, segunda-feira | às 18h45)
SLAM MARÉ CHEIA (06 de outubro, terça-feira | às 18h45)
JULIO GUERRA (07 de outubro, quarta-feira | às 18h45)
RISCO TEATRAL (08 de outubro, quinta-feira | às 18h45)
LUCIANE DOM (09 de outubro, sexta-feira | às 18h45)
(9) SHOW
MAHMUNDI (09 de outubro, sexta-feira | às 21 hrs)
SOBRE O LIVMUNDI
O LivMundi é um movimento que promove a cultura da sustentabilidade por meio de experiências e vivências, conectando o público com o tema. O sucesso do Festival rendeu premiações, sendo duas delas internacional – o Prêmio Lusófonos, na categoria Responsabilidade Social; além do Gender Just Climate Solution Award, que premia iniciativas pelo clima lideradas por mulheres.
O LivMundi conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, do Grupo GPS, Escola Parque, Bondinho Pão de Açúcar e Grupo Cataratas, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Conta ainda com o Apoio do Consulado dos Países Baixos, Parque Nacional da Tijuca, Observatório de Favelas e Infoview.
SOBRE A ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
SOBRE O BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
Primeiro teleférico implantado nas Américas e o mais antigo em funcionamento no mundo, o Bondinho Pão de Açúcar é a única atração turística a obter a certificação GEN (Global Ecolabelling Network), uma rede global de Identificação Ecológica composta por 27 organizações de rótulo ecológico em todo o mundo e representada no Brasil pela ABNT. O Parque realiza importante trabalho em prol da sustentabilidade, como a gestão dos resíduos sólidos oriundos da visitação e a conservação e recuperação, em uma parceria público privada, da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, que formam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca – da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Parque ainda desenvolve o projeto educativo-socioambiental Educa Bondinho, que, desde 2015, já recebeu mais 35 mil alunos de mais de 800 escolas públicas e privadas, oferecendo a oportunidade de instituições e professores trabalharem um método educativo de vivência.
https://www.facebook.com/livmundi
https://www.instagram.com/livmundi/
Um teatro abandonado é adquirido por um casal de líderes religiosos que planeja transformá-lo na…
Dia 22 de outubro de 2024, aconteceu na Casa Julieta de Serpa a comemoração dos…
Bruna acompanhada de seu marido o ator Carlos Alberto Riccelle recebe amigos e fãs para…
BB Seguros apresenta Kafka e a boneca viajante Com dramaturgia de Rafael Primot e…
O WDSF Breaking For Gold acontece nos dias 14 e 15 de abril no Parque…
Douglas Germano e João Poleto assinam a composição que celebra a relação da artista mineira…