Gilberto Gil canta e conta ciência, inspiração e AI
Oi APRESENTA CONEXIDADE: Gilberto Gil canta e conta ciência, inspiração e AI
· Noite de lançamento também contou com show de Larissa Luz e exposição em live mapping com curadoria de Batman Zavareze
· Projeto de inovação urbana é apresentado pela Oi e Oi Futuro
A noite de lançamento do Conexidade, ontem no Teatro Oi Casa Grande, teve como convidado especial o cantor Gilberto Gil. Num debate mediado por Ronaldo Lemos, especialista em novas tecnologias, mídia e propriedade intelectual, Gil falou sobre ciência e inteligência artificial: “A gente tem alimentado a máquina de tudo, um pouco de cada coisa. O perigo é um dia a máquina dizer para a gente ‘você já me alimentou. Agora não preciso mais de você, não’”.
Ao falar sobre inspiração, resumiu: “Acho que vem da interrogação permanente que você faz do significado das coisas”. Gil contou ainda de seu novo disco, “OK OK OK”, e levantou a plateia cantando acompanhado apenas de seu violão. Foram músicas de seu novo álbum, como “Pela internet 2”, e clássicos, como “Metáfora”. E terminou o set com “Aquele abraço”.
Na sequência, o debate sobre arte, tecnologia e inovação colocou lado a lado Manuella Cunha, do Colaboramerica; a jornalista Natasha Ribeiro; a arquiteta e integrante do Transmedia Lab (residência artística do Conexidade), Gabriela Castro; Herman Bessler, do Templo e coordenador do Rio Criativo; e Rafael Lazarini, do Rio2C, num papo mediado por Ronaldo Lemos. A noite contou ainda com as projeções em live mapping de DMTR, Clelio de Paula, Glauber Vianna, Andy Carvalho e Julio Parente e as trilhas de Negalê Jones, todos residentes do Transmedia LAB. Na parte musical, Larissa Luz – que é uma das atrizes que interpreta Elza Soares no musical em sua homenagem – subiu ao palco e mostrou porque tem sido tão elogiada por sua performance na peça. O setlist ficou a cargo do DJ Marcelinho da Lua.
A Direção de Arte do evento foi de Batman Zavareze.
O Conexidade é uma rede que estimula novos olhares sobre as pessoas e a cidade, promovendo e conectando formas e conteúdos, tendo arte, esporte e tecnologia como meios e a melhor convivência como fim. De setembro a dezembro, o projeto terá uma agenda composta por uma residência com 10 jovens artistas, com curadoria do multimídia Batman Zavareze, e também um ciclo de workshops, palestras e painéis culminando em uma ocupação artística e colaborativa em dezembro, na Praça XV, que dará visibilidade a todas as iniciativas, conteúdos e processos desenvolvidos.
O Conexidade é apresentado pela Oi e o Oi Futuro, viabilizado pela lei de incentivo à cultura através da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e idealizado pela Rio de Negócios.
Sobre o Rio de Negócios
A Rio de Negócios desenvolve, conecta e potencializa marcas, plataformas e indústrias criativas. Com atuação nas áreas do esporte, cultura e entretenimento, a empresa funciona gerindo projetos de diferentes segmentos em um formato startup, onde a ideia é concebida, desenvolvida, comercializada e realizada. Através de criativos, gestores, agentes culturais e parceiros, a RDN viabiliza sonhos acreditando, principalmente, na conexão em rede, na cidade e seus movimentos.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Capa:Gilberto Gil, foto:Rogério Resende