HomeGrade CulturalGilberto Gil canta e conta ciência, inspiração e AI

Gilberto Gil canta e conta ciência, inspiração e AI

Gilberto Gil canta e conta ciência, inspiração e AI

Oi APRESENTA CONEXIDADE: Gilberto Gil canta e conta ciência, inspiração e AI

·        Noite de lançamento também contou com show de Larissa Luz e exposição em live mapping com curadoria de Batman Zavareze

Painel – Foto de Rogério Resende

·        Projeto de inovação urbana é apresentado pela Oi e Oi Futuro

 

A noite de lançamento do Conexidade, ontem no Teatro Oi Casa Grande,  teve como convidado especial o cantor Gilberto Gil. Num debate mediado por Ronaldo Lemos, especialista em novas tecnologias, mídia e propriedade intelectual, Gil falou sobre ciência e inteligência artificial: “A gente tem alimentado a máquina de tudo, um pouco de cada coisa. O perigo é um dia a máquina dizer para a gente ‘você já me alimentou. Agora não preciso mais de você, não’”.

Ao falar sobre inspiração, resumiu: “Acho que vem da interrogação permanente que você faz do significado das coisas”. Gil contou ainda de seu novo disco, “OK OK OK”, e levantou a plateia cantando acompanhado apenas de seu violão. Foram músicas de seu novo álbum, como “Pela internet 2”, e clássicos, como “Metáfora”. E terminou o set com “Aquele abraço”.

Na sequência, o debate sobre arte, tecnologia e inovação colocou lado a lado Manuella Cunha, do Colaboramerica; a jornalista Natasha Ribeiro; a arquiteta e integrante do Transmedia Lab (residência artística do Conexidade), Gabriela Castro; Herman Bessler, do Templo e coordenador do Rio Criativo; e Rafael Lazarini, do Rio2C, num papo mediado por Ronaldo Lemos. A noite contou ainda com as projeções em live mapping de DMTR, Clelio de Paula, Glauber Vianna, Andy Carvalho e Julio Parente e as trilhas de Negalê Jones, todos residentes do Transmedia LAB. Na parte musical, Larissa Luz – que é uma das atrizes que interpreta Elza Soares no musical em sua homenagem – subiu ao palco e mostrou porque tem sido tão elogiada por sua performance na peça. O setlist ficou a cargo do DJ Marcelinho da Lua.

A Direção de Arte do evento foi de Batman Zavareze.

Conexidade é uma rede que estimula novos olhares sobre as pessoas e a cidade, promovendo e conectando formas e conteúdos, tendo arte, esporte e tecnologia como meios e a melhor convivência como fim. De setembro a dezembro, o projeto terá uma agenda composta por uma residência com 10 jovens artistas, com curadoria do multimídia Batman Zavareze, e também um ciclo de workshops, palestras e painéis culminando em uma ocupação artística e colaborativa em dezembro, na Praça XV, que dará visibilidade a todas as iniciativas, conteúdos e processos desenvolvidos.

Conexidade é apresentado pela Oi e o Oi Futuro, viabilizado pela lei de incentivo à cultura através da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e idealizado pela Rio de Negócios.

Zé Wendell e Larissa Luz – Foto de Rogério Resende

Sobre o Rio de Negócios

A Rio de Negócios desenvolve, conecta e potencializa marcas, plataformas e indústrias criativas. Com atuação nas áreas do esporte, cultura e entretenimento, a empresa funciona gerindo projetos de diferentes segmentos em um formato startup, onde a ideia é concebida, desenvolvida, comercializada e realizada. Através de criativos, gestores, agentes culturais e parceiros, a RDN viabiliza sonhos acreditando, principalmente, na conexão em rede, na cidade e seus movimentos.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.


Capa:Gilberto Gil, foto:Rogério Resende

 

 

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment