*Texto inédito de José Lira e ensaios fotográficos de Leonardo Finotti, organizados por Reinaldo Botelho
**Lançamento acontece no IAB-SP
O livro “O visível e o invisível na arquitetura brasileira” constitui uma abordagem nova na análise da Arquitetura Moderna Brasileira por meio de 16 obras projetadas por diferentes arquitetos em distintas regiões do Brasil, entre as décadas de 1930 e 1960, que são tombadas ou estão em processo de tombamento.
Escrito pelo historiador da arquitetura e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-SP), José Tavares Correia de Lira, com ensaios fotográficos produzidos por Leonardo Finotti e organizado pelo pesquisador Reinaldo Botelho, o livro associa as obras à acontecimentos da sociedade, da cultura e da arquitetura, mostrando suas projeções simbólicas, políticas e disciplinares, a fim de representa-las no tempo e na memória, por escrito e visualmente.
Destaca-se no ensaio de Lira, a parceria regular entre fotógrafos e arquitetos, que retratam os projetos e seus detalhes, tornando as obras eternas ao olhar e permitindo uma análise de seu estado de conservação ao longo dos anos.
No livro, essa parceria acontece entre o historiador da arquitetura Lira e o fotógrafo Finotti, que revisita as 16 obras, trazendo um novo olhar sobre os horizontes de sentido apresentados no texto e que conferem duração a estes edifícios.
“O esforço de síntese empreendido nestas obras, entre arte e técnica, edifício e paisagem, recursos nativos e ofertas adventícias, foi talvez dos últimos que se pretenderam algum acordo entre produção arquitetônica e representações nacionais”, afirma José Lira.
“O visível e o invisível na arquitetura brasileira” será lançado no dia 24 de abril, das 19h às 22h, no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP), pela Editora DBA. A sessão de autógrafos contará com o professor José Lira e o fotógrafo Leonardo Finotti.
A partir de 24 de abril, o livro estará disponível para venda nas principais livrarias do Brasil e pelo site: http://www.dbaeditora.com.br.
O livro engloba as edificações a seguir:
Patrocínio: Cebrace.
Realização: Programa de Ação Cultural – ProAC e Governo do Estado de São Paulo.
Organização: in.vertice.
Apoio: Abividro.
1ª ed. – São Paulo: Editora DBA, 2017.
304 páginas | 21,5 x 26 cm.
Capa Dura.
ISBN: 978-85-7234-535-4.
Preço de capa: R$ 75,00.
Serviço
Lançamento O visível e o invisível na arquitetura brasileira
Data: segunda-feira, dia 24 de abril.
Horário: das 19h às 22h.
Local: Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.
Endereço: R. Bento Freitas, 306 – Vila Buarque, São Paulo.
Sessão de autógrafo com o professor José Lira e o fotógrafo Leonardo Finotti.
Ficha técnica
Organização: Reinaldo Botelho
Editor: Alexandre Dorea Ribeiro
Ensaio + texto: José Lira
Fotografias: Leonardo Finotti
Capa e projeto gráfico: Luciana Fachinni
Designer assistente: Nathalia Navarro
Produção editorial: Marione Tomazoni
Produção executiva: Carmem Carvalho
Produção gráfica: Edgar Kendi
Pesquisa de imagens: Reinaldo Botelho + Marione Tomazoni
Revisão e preparação de textos: Thais Rimkus
Sobre a DBA
A Editora DBA está presente no mercado editorial há vinte e cinco anos, agregando arte e cultura em publicações de alta qualidade, que abordam os mais variados temas: Gastronomia, Fotografia, Arquitetura, Design e Natureza. Seus principais autores na área de Gastronomia são: Josimar Melo, Heloisa Bacellar, Edinho Engel, Rogério Fasano, Carole Crema, Tatiana Cardoso, Helena Rizzo, Daniel Redondo, Salvatore Loi, Jancis Robinson, Mara Salles, entre outros. Na Fotografia abriga importantes nomes como: Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Márcio Scavone, David Bailey, Claudia Andujar, Claudio Edinger, Tuca Reinés e Romulo Fialdini. Na Arquitetura e Design compreende os autores: Claudio Bernardes, Sig Bergamin, Jorge Wiheim, Carlos Motta, Carla Caffé, Marcelo Cipis, Guto Lacaz, Victor Burton, Kiko Farkas e José Lira.
Também lançou projetos especiais com importantes autores e pensadores como: Marcelo Frommer, Saul Galvão, Ricardo Boechat, Luiz Horta, Nina Horta, Sérgio Dávila, Patrícia Palumbo, Lisette Lagnado, Ignácio de Loyola Brandão, Juca Kfouri, Alberto Helena Jr, Tostão, Washington Olivetto, Mario Prata, José Roberto Torero, Ruy Castro, João Máximo, Ivan Angelo.
Seu principal editor é Alexandre Dórea Ribeiro, arquiteto de formação, que fundou a empresa como uma forma de dialogar com as vertentes culturais contemporâneas – levando em consideração a importância da arte e literatura como instrumentos históricos que refletem transições socioculturais do país e do mundo ao longo dos anos.
Um teatro abandonado é adquirido por um casal de líderes religiosos que planeja transformá-lo na…
Dia 22 de outubro de 2024, aconteceu na Casa Julieta de Serpa a comemoração dos…
Bruna acompanhada de seu marido o ator Carlos Alberto Riccelle recebe amigos e fãs para…
BB Seguros apresenta Kafka e a boneca viajante Com dramaturgia de Rafael Primot e…
O WDSF Breaking For Gold acontece nos dias 14 e 15 de abril no Parque…
Douglas Germano e João Poleto assinam a composição que celebra a relação da artista mineira…