HomePersonalidadesMorre o poeta e compositor Jorge Salomão no Rio de Janeiro

Morre o poeta e compositor Jorge Salomão no Rio de Janeiro

Morre o poeta e compositor Jorge Salomão no Rio de Janeiro

Ver a imagem de origem

Jorge Salomão

Depois de enfrentar um infarto em fevereiro, o poeta e compositor baiano Jorge Salomão morreu neste sábado (7/03), no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro. Irmão do também poeta Waly Salomão, com o qual protagonizou episódios importantes do movimento tropicalista brasileiro, Jorge tinha 73 anos e já havia sido internado, em fevereiro, por causa do infarto.

Na ocasião, fez três pontes de safena. Meses mais tarde passou por outra internação por causa de um problema no duodeno.

Jorge o poeta, animador e querido pelo meio artístico, letrista com excelentes parcerias.

Salomão era o autor de Noite, gravada por Zizi Possi, e Pseudo blues, que ficou famosa na voz de Marina Lima.

Em dezembro de 2019, o poeta lançou o livro 7 em 1, uma antologia de poemas e textos editada pela Gryphus, e preparava um livro sobre o irmão, cujo título provisório era Duas ou três coisas que sei dele ou Waly, Waly!.

Zeca Baleiro e Zélia Duncan trabalhavam em um disco de poesias de Jorge.

Jorge Salomão morava no Rio de Janeiro desde 1979 era compositor e diretor de teatro.

Publicou seis livros: Mosaical (1996), O olho do tempo (1997), Campo da Amerika (1998), Sonoro (1999), Alguns poemas e + alguns (2016) e 7 em 1 (2020).

Jorge Salomão, com Sabrina Fidalgo, Maurício Branco e Leiloca Neves/ Sanny Soares


Fotos: Sanny Soares

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment