Grade Cultural

Mostra de Teatro Tiradentes em Cena está com inscrições abertas até 7 de abril

“A tolerância é uma espécie de sabedoria que supera o fanatismo, esse terrível amor à verdade” (Apud Alan)
TOLERARE

Quinta edição do evento acontece de 17 a 29 de maio, na cidade mineira de Tiradentes, discutindo a tolerância.

Estão abertas as inscrições para a quinta edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena. O evento chega à sua quinta edição e trabalhará sob a ótica da tolerância para apresentar os mais diversos espetáculos entre os dias 19 e 27 de maio na bela cidade mineira. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.tiradentesemcena.com.br até o dia 7 de abril.

– Queremos falar de diversidade, de diferenças e não há nada melhor do que exercitar a tolerância para lidar com tantas opiniões, tantos temas, enfim, tanta coisa diferente. Somos um festival que desde a primeira edição sempre misturamos gêneros, estilos, será um desafio interessante. Pretendemos provocar embates e ampliar o horizonte de quem faz e quem gosta de teatro – adianta Aline Garcia, idealizadora da mostra.

Além de democratizar o acesso à arte com toda a programação gratuita, o Tiradentes em Cena privilegia em sua curadoria espetáculos que consigam se adaptar a espaços alternativos, claro, sem perder a qualidade nem a intenção da peça. Ocupar os casarios, jardins, varandas, sobrados, praças, igrejas é o que dá o grande sentido ao Tiradentes em Cena. Aproveitar cada cenário natural de uma das cidades mais visitadas do País, além das apresentações que acontecem no Sesi Centro Cultural Yves Alves.

 A mostra é dividida em cinco cenas: 

CENA DE SUCESSO: Espetáculos teatrais com trajetória já reconhecida nacionalmente.
CENA INFANTIL: Espetáculos infantis, incluindo diversas linguagens como teatro de bonecos e teatro de sombras. CENA ENCONTRO: Espetáculos e performances de Tiradentes e cidades vizinhas.
CENA PARALELA: Palestras, cursos, debates e mesas-redondas com os atores, diretores e produtores das peças apresentadas, bem como personalidades da área cultural, sempre com representantes da cultura local da cidade e entorno.
CENA DANÇA: a Cena de Dança do Tiradentes em Cena surge com a proposta de provocar encontros e expandir as possibilidades de diálogo com o público. Uma programação vibrante e heterogênea traz a efervescência de criadores de diferentes gerações, perfis e nacionalidades, expondo a pluralidade de suas obras.
CENA INCLUSÃO: bairros que estão fora do centro históricos serão palco de espetáculos que incluam o morador

SOBRE A ESCOLHA DO TEMA “TOLERARE”

Bom, já tínhamos o nosso norte. A DIVERSIDADE. Qual a ferramenta mais sábia para atingirmos o nirvana da convivência com a diversidade de maneira harmônica? A TOLERÂNCIA. Sem sombra de dúvidas, ela é a grande redescoberta do século 21, como afirmou Amos Oz. Engana-se quem confunde tolerância com passividade. Foi assim que chegamos à palavra tema da quinta edição do Tiradentes em Cena: TOLERARE. Mais do que significar “Levar” ou “suportar”, também significa “Combater”.

– Estamos vivendo num mundo cada vez mais cheio de opiniões e elas precisam ser respeitadas, por mais diferentes que sejam. Acho válido usar uma ferramenta como um festival de teatro para discutir questões essenciais para a sociedade. Certamente este tema nos trará um amplo repertório de peças e apresentações inusitadas – adianta Aline Garcia, idealizadora do Tiradentes em Cena.



Assessoria de Imprensa
Minas de Ideias Comunicação Integrada
ascom@minasdeideias.com.br
fabio@minasdeideias.com.br


 

 

Sanny Soares

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

Recent Posts

”Credo! – Uma comédia profana” será apresentado no dia 26 de novembro em Ipanema

Um teatro abandonado é adquirido por um casal de líderes religiosos que planeja transformá-lo na…

3 dias ago

Sabrinna Zanini Celebra os 10 Anos do evento Mirror com Glamour na Casa Julieta de Serpa

Dia 22 de outubro de 2024, aconteceu na Casa Julieta de Serpa a comemoração dos…

3 semanas ago

Bruna Lombardi em noite de autógrafos de Manual para Corações Machucados.

Bruna acompanhada de seu marido o ator Carlos Alberto Riccelle recebe amigos e fãs para…

5 meses ago

Alessandra Maestrini estreia musical no CCBB em junho

BB Seguros apresenta Kafka e a boneca viajante   Com dramaturgia de Rafael Primot e…

1 ano ago

Rio de Janeiro recebe competição de Breaking, como seletiva para Olimpíadas de Paris 2024

O WDSF Breaking For Gold acontece nos dias 14 e 15 de abril no Parque…

2 anos ago

Wanderléa lança álbum de choros em maio com standards entre música inédita composta para a cantora

Douglas Germano e João Poleto assinam a composição que celebra a relação da artista mineira…

2 anos ago