HomeCircuito CinemaTrailer Filme Heitor Dhalia | Estreia 9 de novembro nos cinemas

Trailer Filme Heitor Dhalia | Estreia 9 de novembro nos cinemas

Trailer Filme Heitor Dhalia | Estreia 9 de novembro nos cinemas

On Yoga – Arquitetura da paz: primeiro documentário de Heitor Dhalia chega aos cinemas no dia 9 de novembro

Filme foi exibido na terça-feira (10) no Festival do Rio, na mostra Panorama do Cinema Mundial

On Yoga: Arquitetura da paz é o novo filme e primeiro documentário do diretor brasileiro Heitor Dhalia. Baseado no livro “On Yoga: The Architecture of Peace” (editora Taschen/2015), do renomado fotógrafo norte-americano Michael O’Neill, o filme será exibido nesta terça-feira (10) no Festival do Rio, na mostra Panorama do Cinema Mundial e chega no dia 9 de novembro aos cinemas brasileiros. O documentário conta a história dos dez anos em que o autor passou registrando os grandes mestres da yoga.

Em uma produção da Paranoid FilmesUrso Filmes e Michael O’Neill Studio, formando assim uma coprodução Brasil-Estados Unidos, On Yoga: Arquitetura da paz foi um dos finalistas da categoria no londrino Raindance Film Festival, que marcou sua estreia mundial. No Festival do Rio, o projeto de Dhalia estará na mostra Panorama do Cinema Mundial.

O filme foi idealizado como uma extensão profunda da obra original, ao colocar questões humanas a partir da perspectiva atual e misturá-la com elementos de movimento e som experimental, o que resulta em uma nova visão da arte da yoga.

No início de 2016, Heitor Dhalia e Michael O’Neill viajaram juntos para conduzir entrevistas com gurus e grandes mestres da yoga em várias partes da Índia, incluindo o Festival Internacional de Yoga em Rishikesh, bem como o Mela Festival Kumbha, em Haridwar. Já no mês de junho do mesmo ano, cineasta e fotógrafo finalizaram as filmagens do documentário em Nova York, onde conversaram com grandes pensadores, médicos indianos e americanos, além de professores iogues.

“O mundo vive grandes conflitos, existem muitas perguntas a serem respondidas. Foi muito interessante ouvir o que os grandes mestres da yoga têm a dizer sobre tudo isso, sobre a vida e a espiritualidade. A obra do Michael é o melhor livro de fotografia do mundo já feito sobre a yoga. Quando o Alcir Lacerda Filho, produtor da Urso Filmes, me convidou para o projeto fiquei muito empolgado em ir mais a fundo nesse universo. O filme é visualmente muito interessante e traz discussões filosóficas e contemporâneas muito importantes”, comenta o cineasta Heitor Dhalia.

“Trata-se do primeiro projeto internacional da produtora e uma ótima chance de iniciar a parceria com a Paranoid, num momento em que precisamos olhar para o mercado internacional. Acompanhei de perto como a yoga e a meditação transformaram a vida do Michael, permitindo seu retorno à fotografia, resultando num livro fascinante. Apresentei o Heitor a ele e vimos a oportunidade de produzir um documentário que retrata a importância e grandiosidade do mundo da yoga”, comenta o sócio e produtor da Urso Filmes, Alcir Lacerda Filho.

“Além do tema e de todo o background que o Michael traz ao projeto, com o livro, como praticante e profundo conhecedor da yoga, soma-se o olhar e o conhecimento de dramaturgia do Heitor, o que resultou em uma história linda e rica. Do ponto de vista da produtora é também uma oportunidade muito boa de começar a explorar o mercado internacional com um produto rodado em inglês, que já nasce com esse potencial de venda para o mercado externo. Acho que essa conjuntura de câmbio vai abrir muitas janelas para um produto bem feito e de tema universal”, ressalta o sócio e produtor executivo da Paranoid, Egisto Betti.

Michael O’Neill é um dos fotógrafos mais respeitados do mundo. Ele trabalhou muitos anos para as publicações Fortune, Vanity Fair, The New York Times Magazine, Life, Rolling Stone, Time e Newsweek, além de inúmeros outros clientes, para os quais fotografou grandes artistas e celebridades. Depois de uma carreira de 35 anos carregando sua câmera, torcendo seu pescoço e comprometendo a sua postura, ele precisou passar por uma cirurgia em sua coluna vertebral. O procedimento, no entanto, resultou na paralisia do seu braço direito. O’Neill poderia ter aceitado seu destino e o final de sua carreira, mas ele escolheu outro caminho: estudar meditação, usar hidroterapia para recuperar o movimento e a yoga para equilibrar o sistema nervoso. Após um ano, ele foi capaz de mover seu braço novamente. Foi assim que a yoga e a meditação tornaram-se indispensáveis em sua vida, começando essa jornada, que agora será compartilhada com o Brasil.

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment