Una, Drama com Rooney Mara discute abusos sexuais
Rooney Mara interpreta mulher que confronta o homem que a abusou ainda criança no drama “Una”
No momento em que se fala tanto em empoderamento feminino, em conceder o poder de participação social às mulheres, de garantir a elas consciência sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo, em que surgem denúncias contra o assédio e a violência contra mulheres, o filme UNA transfere para a tela um intenso relacionamento amoroso entre uma adolescente (13 anos) UNA, vivida pela atriz Rooney Mara e seu vizinho Ray (Ben Mendelsohn), à época quarentão. Adulta e sem vê-lo há décadas, ela o surpreende no trabalho e daí se inicia uma complexa discussão acerca do passado e da situação em que os dois se encontram.
Baseado na peça Blackbird, de David Harrower, o polêmico drama que entra de cabeça em delicados temas, foi exibido pela primeira vez no Festival de Toronto. Com estreia prevista para o dia 13 de abril, é dirigido pelo estreante Benedict Andrews e tem ainda Riz Ahmed no elenco.
Trata-se de um filme necessário, angustiante, tenso. O filme não coloca os personagens nas posições de vítimas e abusadores, nem chega a discutir isso, mas levanta questões: O homem é um criminoso ou uma boa pessoa? Era amor ou abuso?…Não há desculpas para o que aconteceu entre Ray e Una (os personagens). Apesar de abordar uma relação criminosa inaceitável, a história é como se olha para a situação que envolveu o casal.
Opinião por Carlos Gilberto/ Cabine de Imprensa, São Paulo.
ESTREIA NOS CINEMAS
13 DE ABRIL DE 2017
Una
Inglaterra – EUA – Canadá | 2016 | 94 min. | Drama
Título Original: Una
Direção: Benedict Andrews
Roteiro: David Harrower
Baseado em na peça “Blackbird”
Elenco: Rooney Mara, Ben Mendelsohn, Riz Ahmed
Distribuição: Mares Filmes
Carlos Gilberto é formado em jornalismo, é sócio- diretor na empresa Minas de Ideias Comunicação Integrada, que atua há 10 anos no mercado cultural do Rio de Janeiro e São Paulo.
Dentre seus trabalhos de assessoria de imprensa destacam-se a FITA- Festa Internacional de Teatro de Angra, Festival de Teatro de Tiradentes, Encontrarte ( Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense).
Atualmente reside em São Paulo.